A palavra"anarquia"como foi dito anteriormente significa 'ausência de governos', e um dos principais objetivos dos anarquistas é a destruição de qualquer instituição que exerça poder sobre a as pessoas, e que rouba das pessoas a capacidade de cuidar delas mesmas e de suas comunidades de forma direta. Uma dessas instituições é o Estado (governos).
O Estado se desenvolve, estende seu dominio e se propaga de uma maneira tão sistematica e totalitária que as pessoas acabam não conseguindo imaginar a vida humana sem o estado. Consideram o Estado como algo natural, uma solução humana.
O Estado é toda estrutura que exerce o governo, o poder e o controle sobre as pessoas e comunidades. As suas formas, estruturas e métodos de exercer controle e poder são muito variados, porém todos mantém a sua característica natural de coerção, manipulação e controle.
O Estado pode ser explicitamente autoritário (ditaduras 'comunistas', ditaduras fascistas, monarquias, teocracias etc) ou então pode usar termos e conceitos que o fazem parecer realmente feitos para o bem comum, termos como: 'democracia', 'poder popular', 'orçamento participativo', 'municipalismo', 'democracia direta', 'comunismo de conselho', etc.
O Estado também pode se manifestar de maneiras mais simples e em sociedade menores, até mesmo em sociedades tribais numerosas. O Estado surge quando a esfera das decisões que afetam todos os
individuos e a comunidade não são mais tomadas face a face ou em consenso envolvendo toda a
comunidade e aqueles que seriam afetados por tais decisões. O Estado se forma quando as decisões são tomadas por agrupamentos especificos de pessoas com a função de administrar e decidir.
O Estado rouba e controla a comunidade para seu próprio benefício e interesse daqueles que possuem seu controle. Ou seja, o estado trabalha para garantir sua própria existência e a existência previlegiada daqueles que detem o poder.
O Estado estabelece uma ordem social que não é natural, uma organização humana que não é de fato'humana', pois o surgimento do Estado não foi uma escolha da humanidade como um todo. O Estado acaba então impedindo que as pessoas se organizem de forma autônoma, espontânea, igualitária, e em contato com a biorregião em que vivem, uma vez que o Estado possue o controle dos recursos naturais e manipula as interações das comunidades.
O Estado impede as pessoas de vivenciarem uma comunidade real. Uma sociedade com Estado não é uma sociedade ' verdadeira' . Pode-se dizer que uma sociedade com Estado é uma sociedade doente, parasitada.
E a Democracia?
Termos como 'democracia' foram extremamente difundidos como sinômino de participação e poder de
decisão das pessoas. Nada mais falso. Bob Black, um anarquista norte americano, afirma que "se 'democracia' significasse pessoas terem controle de suas próprias vidas , então os anarquistas seriam os únicos democratas verdadeiros". Mas 'democracia' de maneira alguma significa "pessoas cuidando de suas vidas". O filósofo frances Rousseau escreveu que na democracia as pessoas são livres apenas no momento do voto, no resto do tempo as pessoas são escravas dos governos( uma opinião bem moderada por sinal). Delegar a outras pessoas o poder de controlar e de decidir as nossas vidas nao é de maneira alguma algo inteligente a se fazer, pois o mesmo governo que elegemos, nos piores dos casos, pode decidir colaborar com uma guerra e muito possívelmente voce não concordaria que seu filho ou mesmo você fosse para uma guerra (matar outras pessoas que nem você e seu filho), sem dizer que esta guerra com certeza não representaria seus intereses ( a não ser que você seja um capitalista que lucraria muito com a guerra, ou um estadista que teria seu poder extendido a outra regiões e populações). Vale lembrar que certamente existem maneiras melhores de resolvermos nossas divergências do que declarar uma guerra!
Em outros casos mais comuns os governos e pessoas eleitas democraticamente podem tomar decisões que
não agradam certas pessoas ou certos grupos de pessoas, e numa democracia não existem mecanismos
para a recusa das decisões governamentais ou então para a manifestação efetiva de seus
descontentamentos, os descontentes terão que esperar a proxima eleição.
O sentido que é atribuido a palavra 'democracia' como sistema de governo onde temos opção de escolha é algo muito deturpado e mal explicado. Nossas vidas acontecem aqui e agora, elas mudam
inesperadamente, as situações e problemas que enfrentamos como individuos e como comunidade surgem a todo momento, não faz sentido optarmos pelo destino de nossas vidas de tempos em tempos. Nossa vida é aqui e agora, temos que cuidar dela todo o dia.
Muitas vezes certas decisões devem ser tomadas imediatamente, outras questões maiores podem e devem ser debatidas, e maneiras diferentes de lidar com certas questões e problemas podem surgir.
Os anarquistas possuem muitas idéias sobre como as decisões podem ser feitas numa sociedade
verdadeiramente cooperativa e voluntária. A maioria dos anarquistas (principalmente os anarquistas-verdes)
acreditam que as comunidades locais devam ser pequenas o suficientes para que as pessoas se
conheçam, ou ao menos onde as pessoas possam compartilhar laços familares, de amizade, opinião ou interesse com todas as pessoas. E devido ser uma comunidade local, as pessoas dividiriam conhecimentos em comum sobre suas comunidades e seus ambientes. As pessoas saberiam que conviveriam com as consequências de suas escolhas e decisões. Diferentemente dos burocratas e políticos, coordenadores e dirigentes, que vivem aparte da vida da comunidade e decidem a vida de e para as outras pessoas.
"Qualquer pessoa que decida organizar a minha vida por mim nunca podera ser meu camarada."
Nenhum comentário:
Postar um comentário